sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

CRISE

O mundo reconhece que vive uma crise financeira hoje e, ainda que não queira admitir, vive também uma crise existencial, que o leva por diversos caminhos que Jesus não traçaria, inclusive econômicos. Ao mesmo tempo, pessoas ao nosso redor tem vivido crises, por diversos motivos, talvez você, que agora lê este blog, esteja passando por uma crise. Achei por bem dividir algo que recebi e que gostei sobre o assunto.

"Não pretendemos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo. A crise é a melhor benção que pode ocorrer com pessoas e países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo, sem ficar "superado".
Quem atribui à crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais os problemas do que as soluções. A verdadeira crise é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a esperança de encontrar as saídas e as soluções fáceis. Sem crise não há desafios. Sem desafios, a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há mérito. É na crise que aflora o melhor de cada um. Falar de crise é promovê-la e calar-se sobre ela é exaltar o conformismo. Em vez disso, trabalhemos duro. Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar para superá-la".

(atribuído a) Albert Einstein