segunda-feira, 2 de março de 2009

Continuidade


Muita coisa aprendi e vivenciei em mais um acampamento de carnaval em Areias. Mas de tudo o que passou, quais as conseqüências práticas em minha vida daqui para frente? Pensando nessas coisas me lembrei de uma passagem escrita em Filipenses.


“Tão-somente vivamos de acordo com o que já alcançamos.”
(Fl 3:16)


Nesta ocasião, o apóstolo Paulo anima as pessoas da igreja que ficava na região de Filipus que abandonasse a velha vida, não fazendo revolução, mas reformando, reconstruindo-a a cada dia, deixando para trás o que não havia de legal e transformando as pequenas práticas do dia-a-dia em hábitos.

Confesso que não é fácil mudar. Já estamos, no mínimo, acostumados com aquilo que temos feito, ainda que saibamos com a plena certeza que é ruim para nossas vidas. No entanto, o chamado de Jesus para nós o tempo todo é de mudança, não acostumar com as coisas ruins desta vida, prosseguir, caminhar, dar passos de fé, confiar nele, no seu amor, na sua presença como amigo o tempo todo do nosso lado. Quando estudamos a Bíblia vemos isso acontecer com muita gente. Vamos citar os exemplos de duas pessoas que tomaram caminhos diferentes no encontro com Jesus.

A primeira delas é Nicodemos, o relato desta história está em no evangelho de João, no capítulo três. Ele já havia começado um relacionamento com Deus e era uma pessoa que exercia um cargo importante junto dos judeus - era mestre fariseu. Nicodemos começa reconhecendo a autoridade de Cristo (vs 2), quer mudar sua vida e Jesus lhe diz que era importante nascer de novo. A princípio ele não entende o que isso significava e questiona. Ele entende a explicação de Jesus e resolve prosseguir. Vemos que realmente ele seguiu, tanto que na morte de Cristo ele estava lá, ajudando a retirar seu corpo da cruz e enterrá-lo (João 19:39).

Outra pessoa, que passa por situação semelhante é o Jovem Rico, mas não pelos mesmos motivos que Nicodemos. Sua história é narrada nos evangelhos de Mateus 19:16-30, Marcos 10:17-31 e Lucas 18:18-30. Assim como no primeiro caso, ele era considerado socialmente importante, mas aqui por conta da sua situação financeira, e já havia começado um relacionamento com Deus. Ele também reconhece a autoridade de Cristo o chamando de Mestre e do mesmo modo questiona sobre como mudar sua vida. Conta a Bíblia que apesar de já viver algumas coisas que Jesus considera importante, ainda tinha o coração preso a outras. Quando desafiado a abandonar os velhos hábitos de maneira prática, ele retrocede entristecido e resolver seguir um caminho diferente do que Cristo propunha, tanto que não é mais comentado durante o trajeto que Jesus percorreu.

Nesta etapa de nossas vidas, muitos de nós propusemos fazer algo novo em relação a ela e ao nosso relacionamento com Jesus - tanto as pessoas que foram para Furnas, quanto as que conheceram a reunião, quanto as que voltaram a fazer parte dela e, por fim, as que foram para o acampamento em Areias.

Assim como nos dois relatos acima, temos a oportunidade de decidir qual caminho seguir, com ou sem Jesus, e já sabemos como fazer isso por meio da dica que Paulo nos deixou, de seguir com um passo de cada vez, segundo o que já alcançamos.


Eu já tomei uma decisão, e você, o que vai fazer daqui para frente?

Obs.: Publicado no Fórum Santo Antônio em 25/02/2009